quinta-feira, 31 de maio de 2012

AMOR É COMO GRÃO




O Amor me parece ser uma conjunção de boa sorte. Uma conjunção de tempo e espaço. De sincronicidade. Uma conjunção de boas intenções e disponibilidade. Um encontro de coincidências que aceleram partículas misteriosas que fazem o mágico do amor acontecer. Não passa pela lógica, não passa pela razão, não passa pelo conhecimento. Passa por uma ponte que só desce vezenquando. Ou quase nunca. Depende. Depende da sorte. E do encontro que haverá com outro alguém de sorte. E de coragem. E de coração grande. E de sorriso largo. E de gestos calorosos. E de palavras fluídas. E de segurança. Interior e contagiante. Amor parece querer fazer barulho. Amor que é amor é tagarela. É vontade incontrolável de tudo dizer, de tudo declarar, de querer estar junto. Amor é encarar a barra. Que houver. Qualquer uma. Conjunção de coragens. Conjunção de bem querer. Conjunção de decisões. CONJUNÇÃO DE GESTOS DE AMOR. Amor não tem nada de econômico, muito antes disso, é gastador desmedido. E não precisa de garantias, muito menos de fiadores e avalistas. Ou detetives e conselheiros. Amor não parece precisar de tempo para descobrir se é amor. Nem de questionários, indagações, muitas conversas, investigações minuciosas a caminho de pistas para obter certeza ou comprovação. Amor é intuição misturada à uma grande quantidade de fé. Amor é desejo de amar. Assim, desse jeito mesmo: você decide que quer amar, e se abre à caminho. E se joga. Ou se atira, se arremessa, se entrega. E deseja de todo coração que aconteça. E às vezes, ele acontece bonitinho. A tal conjunção de dois corações, e assim se faz um mundo. E o mundo. Assim caminha a humanidade. Quando é unilateral, amor sozinho, amor de um, amor sem par, aí, sei lá, que me perdoem os céus se me equivoco, mas aí não me parece amor, não!, parece-me mais como um castigo por mal comportamento. A sorte é que passa, só que a gente é teimoso e então... começa tudo outra vez, se a gente decidir que as conjunções valem a pena.


"O VERDADEIRO AMOR É COMO GRÃO"

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Singelo



Diz-se que
quando conseguimos nos calar
e sem que se espere ocorre um suspirar

é quando Deus encontra um espaço lá dentro
da gente pra se acomodar.

Mesmo sendo tudo,
Deus é tão singelo...

domingo, 27 de maio de 2012

Índia e seus  romances 



Os romances orientais são romances diferentes... Além de todo o conteúdo das obras já conhecidas a nós – amores, dramas, paixões, superações, encontros, separações – eles têm uma sensibilidade diferente... São narrativas singelas, simples às vezes, mas que conseguem dar, a cada capítulo, um significado muito especial...
Os livros indianos em especial - ou, mesmo as obras cujo escritor, apesar de não ser indiano, usa a Índia como cenário - estão carregados de delicadeza e beleza... Todos eles descrevem com muita clareza as cores, os cheiros e sensações que este gigante país desperta em seus visitantes.
Olha meu povo, eu, particularmente, tenho o sonho de passar quarenta dias na Índia quando completar quarenta anos... E aí vocês se perguntam o por quê. Bom, acho que é uma idade simbólica onde, provavelmente (e eu ressalto esse provavelmente, afinal não se tem completa certeza de nada, hehe), estamos mais maduros... Onde talvez possamos conseguir prestar mais atenção a tudo, com calma, tentando enxergar as coisas de forma mais clara, leve e colorida... Eu já venho tentando fazer isso (nem sempre se consegue, normal, não se desesperem).
Minha professora de Yoga, a é uma pessoa extraordinária, que tem um enorme conhecimento da Índia e da vida e, o melhor, não se cansa nunca de dividir toda a sua sabedoria com seus alunos e amigos... Por conta de tudo isso, resolvi perguntar o que ela acha que os romances indianos conseguem nos passar sobre a Índia (ela já esteve lá diversas vezes), que tipo de sentimentos e sensações eles conseguem reproduzir em sua escrita...
Ela me disse que: “a sensibilidade indiana bem como a descrição do mundo indiano em suas cores, cheiros, vivacidade e espiritualidade, correspondem e muito com o que é real. Porém, na opinião dela, alguns desses romances poderiam ser um pouquinho menos tristes sem perder sua originalidade e seus aspectos mais reais, tornando então as narrativas mais leves e menos épicas (palavras dela)...”
Eu adoro conversar com ela e ouvir um pouco de toda essa complexidade e beleza de uma cultura que é tão forte.
E, agora que já fiz toda essa introdução (gigante aliás, hehe), queria dizer também que existem muitas histórias indianas para serem lidas e conhecidas... Pretendo falar aqui sobre todas as que já li (não de uma vez só, claro, senão perderia a graça né?)
 Preparem seus corações!!!
BOM INÍCIO DE SEMANA A TODOS PESSOAL!!!
 ♥♥ Delicia & Cores ♥♥


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Isso  sim,  cura.



Não onere sua existência com crenças que travam seus sorrisos. Há muitos fantasmas que nos ofuscam de vislumbrar as alegrias que merecemos viver. Quantas vezes se ouve dizer que amar só faz sofrer, que precisa-se mudar de trabalho, que ter dinheiro é o propósito mais urgente, que o corpo perfeito é fundamental? Inicia-se então a construção do muro que segrega os afetos, busca-se um padrão infalível do corpo, do trabalho, e ganha-se dinheiro bastante para os propósitos materiais. Ao final disso, as pessoas estão doentes do chamado VAZIO. Não se deve sorrir o sorriso alheio. Alegria é de dentro pra fora, por isso, marque um encontro com você mesmo e acompanhe-se. Faça dos versos da sua alma uma poesia de sorrisos. Não se auto-anestesie. Não adoeça. Mude de pespectiva e aproprie-se de sua alegria.
Sorrisos 


Trago hoje um buquê de sorrisos.
São sorrisos sintomáticos, escritos no diário íntimo do meu abrigo.
Florir em sorrisos é respirar o pólen de uma alma feliz.
São botões de sonhos caleidoscópicos desabrochando num diálogo comigo mesma.
O meu espírito tem mãos em concha, colhendo minha vida dia-a-dia.
Tudo me interessa.
Nada deste momento pode ser extraviado.
Sorrisos de presença genuína habitam-me.
Afasto tudo que me desliga e abraço tudo que me salva.
Meu caminho não está escuro.
Hoje, há sol embaixo dos meus pés.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Recordações




Talvez não exista fins nem começos. Nem eu sei em que dia quebrei os vidros da minha janela. É preciso mesmo coragem para dizer adeus. Ainda tentei guardar o nosso barulho naquela caixinha, mas não consegui. Aqui onde estou, é um vazio chorado, sentido e já conhecido. Meu coração está no meio da bagagem, junto com insistentes recordações.

sábado, 19 de maio de 2012

Ir e vir



Tenho uma mania esquisita de correr atrás de mim.
Um dia ainda me pEGO.
Registrado



Nem sempre se registra em árvores o sentimento. O registro em sua grande maioria fica na pele, nos lugares, no cheiro, nas músicas, nas fotos e em tudo que o pensamento pode trazer a memória. Sentir é mesmo assim, um compartilhar eternizado em nosso coração. Sobrepõe o tempo, o espaço e a vontade. Querendo ou não querendo quando menos se espera lá se está outra vez... Revivendo à presença que mesmo não sendo chamada, vem e fica. Faz-se presente sem explicar, o que nunca teve mesmo explicação. Colhe-se tudo o que transborda pelos olhos e mesmo assim, isso não esvazia o que os momentos (juntos) preencheram. Por mais que se tente escoar, parece haver uma represa que bloqueia e inunda de dentro pra fora. Não precisamos presentificar o que registramos. Para que ir buscar [o que não pode voltar...] Deixemos navegar no mar do nosso inconsciente, tudo o que deve ficar a deriva.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sintonizar 


.Não é preciso falar agora.
Sinta e perceba. 
Não procure à acidez desnecessária das explicações.
Encontre sua frequência e sintonize.
Conceda um dia de folga a sua mente, apenas seu coração trabalha agora.
 Deixe a ansiedade ir com um profundo suspiro.
Tudo está como deve.
O momento virá, sem que precise falar ou correr.
A partitura da alma possui os sons e os silêncios necessários, acredite.
Por agora, ache apenas o seu tom.
Nesse riacho de lágrimas em repouso, escreva.
Flua em pespectivas póeticas.
Sequestre suas sensações do corpo físico e leve-as à alma.
E por favor, não se apresse para o resgate.

Lágrimas 


hoje
você
me
veio
aos
olhos
O amor  salva 


O amor salva à alma
das estátuas sem movimento
Desencadeia taquicardia
e mesmo parecendo diabético demais
Desejamos o doce olhar
um do outro
Para aterrizarmos do jeito que saltamos
[ juntos ].

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Um pedido






O beijo nosso de cada dia dai-me hoje


perdoai a minha ausência


assim como eu perdoo


tudo o que não foi vivido


Essa acolhida de amor no coração


vai  livrar-nos do mal.



Amém.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Palavras apenas não me bastam.





Amo  palavras, mas nenhuma delas me prende. Não pense você que duas ou três irá me convencer. Elas não têm força para tanto,não. Eu as apago assim que as escreve.  Eu sou o que eu vou escrever. Eu sou o que você vai  ler. Eu sou entrelinha da entrelinha do meu sorriso sem juízo. Eu quero mais que a palavra... Eu quero o verbo. Eu quero a delícia do verbo viver. Eu quero a intensidade do verbo amar.
Quero a loucura da palavra desejo arrancando as minhas páginas, me deixando nua como um livro sem capa.
Palavras apenas não me bastam... A palavra tem que vir acompanhada de sonho, de utopia. Tem que arder em mim.  Tem que ser tocável. Eu preciso ver pra poder sentir. Eu preciso de todos os sentidos em um só. Palavras não me prendem, o que me prende são braços envolvidos em abraços. Palavras não me convencem de nada... O que me vence é a emoção, é o que eu leio com o coração. Palavras jamais vão substituir o valor de um gesto.
Palavras se vão... As verdadeiras intenções é que ficam.
Em  outro tempo





Disse ter medo de viver, medo do futuro....

- Como se curou?

- Nos tempos difíceis, penso que nada é eternidade, então vai passar. Nas horas felizes, exatamente por saber que nada permanece, paro e sinto o momento como se aquele fosse toda a minha vida, como a mais intensa e prazerosa de todas as emoções e experiências vividas...

- E o passado? Não tem medo de viver agarrada ás lembranças?

- Quando se vive plenamente o presente, o passado é conforto, não um escape, e se torna seu aliado: você olha pra trás, as lembranças te fazem sorrir, então sua memória revive aquele instante, você se sente seguro porque o celebrou com intensidade e é feliz duas vezes...
.
.
.
A sua alma pede – como um vício - mais e mais dessas sensações e você gosta disso, olha pro futuro com uma sede que nunca será, por completo, saciada...






terça-feira, 15 de maio de 2012

Viver intensamente



E a vida é assim, uma caixa de surpresas, as coisas vão acontecendo aleatoriamente, as pessoas vão indo embora sem deixar notícias, os problemas aumentam a cada ano da sua vida, você começa a sentir falta de como era antes, se arrepende de não ter feito muitas coisas, deseja voltar no tempo para reviver os momentos, e vai perdendo quem você achava que nunca iria embora, você tem experiências que nunca imaginou ter e você vê coisas que nunca imaginou. Com o tempo você vai aprendendo a aceitar as coisas, e percebe que tudo tem um motivo, demora pra perceber as vezes, mas um dia percebe. E a vida é assim, um pouco assustadora as vezes, imprevisível e surpreendente muitas vezes… Porém, ela é curta também, se você não correr atrás do que quer, ficar sentado esperando que alguém faça algo por você, vai chegar um dia em que você irá lamentar muito, pois o tempo passa rapidamente, pense nisso! Ele não vai parar porque você quer, antes que você perceba ele já passou, o tempo voa. Sabe, apesar de tudo isso, de tudo o que acontece, você terá que aguentar firme e forte, você terá que viver, então aproveite e viva intensamente.

A Dois




Eu: E aí, você está bem?
Ele: É, eu acho que sim.
Eu: Por que você acha?
Ele: Ah, sei lá. Nada pra comemorar hoje.
Eu: Como assim? Tu acha que todo dia tem que ter algo pra comemorar?
Ele: Aham, acho que estar feliz é uma coisa a se comemorar.
Eu: E você não está?
Ele: Não sei.
Eu: Por que? Conversa comigo!
Ele: Esqueci que você é carente. (risos)
Eu: Pára! (risos)
Ele: (risos)
Eu: Tu é todo diferente, mas.. conversa comigo! Por que você não sabe? O que é felicidade pra você?
Ele: Ser feliz, ter alguém pra compartilhar a sua alegria.
Eu: Entendi. Arranja uma namorada ué! Você já não disse que está solteiro, mas não está sozinho?
Ele: Realmente estou precisando de uma namorada. (risos)
Eu: E o que está faltando vida?
Ele: Você!
Estava pensando:



Por que, quando tínhamos 13/15 anos, sabíamos a letra inteira de Faroeste Caboclo mas não sabíamos o Hino Nacional brasileiro?

Claro, Faroeste a gente ouvia o dia inteiro na rádio (sim, rádio) e fazia sentido para nós. Mas o Hino??? Margens plácidas, o brado retumbante, raios fúlgidos? Meio complicado.

Além de tudo, erámos (somos) fruto de uma geração pós-ditadura. Cantar o Hino era meio o risco de "tomar porretada do governo". E vão esperar nacionalismo e auto-estima da galera.

Vai entender...
Sabedoria 



Pediu uma coisa a Deus e recebeu outra? 
Acredite... 
Você não sabe o que pede, mas Deus certamente sabe o que da!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ser feliz ou ter razão?




Quero ser feliz. Foi-se o tempo em que a razão valia mais que um sorriso.
Quantas energias são gastas na tentativa de mostrar que tem razão, tendo-a ou não? 


Então, como estamos iniciando mais uma semana: seja feliz. Se possível, com razão. Se não, opte pela felicidade.


Bom início de mais uma semana. 


Você sabia...
... que a palavra ANSIEDADE vem do grego anshein e quer dizer estrangular, sufocar, oprimir?




Pois é.  Acabei de me dar conta do quanto de opressão, estrangulamento e sufoco eu tenho passado nessa minha vida.... Maria do Bairro perde!


...alguém tira uma foto surpresa minha.
Expectativa:





Realidade: 



sábado, 12 de maio de 2012

Have you ever seen the rain?








Israel-ama-Irã





Hoje, as pessoas do mundo vai estar subindo para pedir igualdade, justiça social, distribuição de riqueza .... pedimos aos nossos governos para ouvir, para nos representa.
nós levantamos a nossa voz e condenar a pobreza, a desigualdade, corrupção. e acima de tudo, dizemos não à guerra
para onde quer que esteja, estará conosco, mostrar ao mundo que podemos parar qualquer guerra, e especialmente esta ... por apenas dizendo isso.
Seja uma parte deste grande evento
 fazer deste mundo um lugar melhor.
Não quero...


... viver em um mundo onde SORVETE faz mal e VIVER EM SOCIEDADE faz bem...


Suspeito que ambos sejam mentira!





sexta-feira, 11 de maio de 2012

Explícito



Não seria necessária mais nenhuma palavra
 um segundo antes ou depois
de dizerem ao mesmo tempo: — Quero ficar com você.
Tudo é possível



Que a gente possa encontrar dentro de si
força o bastante, para tornar as coisas possíveis.
Quanto  vale : 
 O  ator  indiano Salman Khan



Hummm -  deixa eu pensar














quarta-feira, 9 de maio de 2012

Meus Pensamentos 



Nossa, como é difícil romper com algumas coisas;
Como é difícil fugir para fingir que não me preocupo com o que os outros pensam;
Como é difícil pensar e ficar repensando minhas decisões sem culpa;
Como é difícil recomeçar a construir, e não reconstruir
entendendo que não dá pra reconstruir o que nunca foi feito.
Poderia ser mais simples, assim como a vida é
nosso olhar poderia ser mais puro, nossos sentimentos mais corajosos
Nosso coração mais livre pra fazer escolhas.
A felicidade é, e não espera o tempo das nossas dúvidas
a verdade se assume, se encara de frente, se vê em todas as circunstâncias
Eu poderia te amar menos, me amar mais e compartilhar tudo com todos
Poderia ter mais certezas, menos preconceitos, estar mais vazio de mim
Dá pra se indignar diariamente com nossas próprias falhas,
aquelas que não enxergamos em nosso espelho narcizo,
aquelas que brotam do coração, nascem nos olhos e fogem no tropeço das palavras
Coisas que deveríamos ter feito, que perseguem nossos pensamentos
Um pouco de mim grita por socorro, outro se esquiva das oportunidades
e mais um pouquinho, que resta de mim, já não me pertence
Alguém tomou conta, por conta, do seu jeito e pronto,
está feito do jeito que está.
"Reaprender" o que é amor não dá, amor não se aprende,
O amor é e nos limita apenas a sentir, sem dar explicações
Amo, sinto, sou, quero, sei, erro, choro, levanto, enfrento, questiono, aprendo
enfim vivo, sem perceber, mas vivo. Como é difícil...rs
Sorte terá aquele que tem certeza do que quer.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Não deixes teu sonho morrer



Quando Deus põe um sonho no teu coração

Você o segura, acalenta em suas mãos

mesmo sendo invisível, algo impossível

Foi Deus quem te fez sonhar




Agrada-te do Senhor e ele satisfará

os desejos e sonhos

projetos e planos

que estão em teu coração!!!

 Força para continuar




Preciso de força para continuar

esquecer o que passou e prosseguir

Reconstruir partes de mim em Ti

Voltar a sonhar

É tão bom gerar expectativas no que é fiel

É tão bom poder render-se a elas pelo que se crê


Preciso de ânimo e muita alegria para dar os primeiros passos

coragem para tomar decisões e enfrentar

Recomeçar de onde parei, e até começar outra vez

Voltar a acreditar


Olhando para Ti tudo fica mais fácil

Olhando para Ti tudo tem mais sentido


Preciso de outros também, pois não dá pra seguir só

Aceitar mais, sem restriçoes, me doar a alguém

Crescer junto e abençoar, viver família, compartilhar

Enfim, voltar a viver!

Hoje  estou   muito brava  !







Super  brava .




Ó não ... não !




É tudo eu nessa casa !